sábado, 5 de fevereiro de 2011

SEITAN

O SEITAN
 O seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. O seitan é um óptimo substituto da carne, não só o conteúdo proteico como também para a preparação culinária.
O seitan é rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades proteicas diárias.
Inventado há séculos pelos monges budistas da China, o seitan atravessou o continente Asiático e converteu-se num alimento básico de qualquer dieta vegetariana equilibrada.
Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.

O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Globalmente, é a segunda-maior cultura de cereais, a seguir ao milho; o terceiro é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como um ingrediente na fabricação de cerveja.
O glúten é uma proteína amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.



Sem comentários:

Enviar um comentário